PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Produção e consumo

Usinas entregaram 608,5 mil m³ de biodiesel em maio


BiodieselBR.com - 19 jul 2023 - 18:50

As usinas de biodiesel tiveram seu melhor mês em muito tempo. De acordo com os dados mais recentes a respeito da movimentação do produto no mercado que foram divulgados há pouco pela ANP, no mês de maio os fabricantes reportaram a venda de 608,5 mil m³ de biodiesel. Trata-se do maior volume mensal em mais de um ano e meio.

A última vez que as entregas de biodiesel haviam superado a barreira dos 600 mil m³ havia sido em outubro de 2021. O 5º bimestre (5B) de 2021 foi marcado pela tentativa de retomar a mistura obrigatória regulamentada depois do corte promovido pelo governo Bolsonaro.

Em maio daquele ano, o governo federal – para tentar mitigar impactos inflacionários – decidiu reduzir a adição de biodiesel no óleo diesel mineral de 13% para 10%. Embora tenha sido anunciado como uma medida pontual, o B10 foi mantido por dois bimestres. Com a volta do B12 a partir de setembro, o governo deu a entender que estava se preparando para normalizar a situação. O governo, contudo, acabou recuando mais uma vez e o B10 foi mantido até abril deste ano.

Com a retomada do B12 em abril deste ano, as vendas de biodiesel voltaram a engrenar com aumentos sucessivos nos volumes entregues.


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR