PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Produção e consumo

StoneX projeta aumento de 1,7% no consumo de óleo diesel no país em 2023


Valor Econômico - 11 ago 2023 - 09:12

A demanda de óleo diesel do tipo B, comercializado nos postos de combustíveis, deve fechar o ano com alta de 1,71% na comparação com o ano passado, em 64 milhões de metros cúbicos (m³), estima a consultoria StoneX. Os números baseiam-se nas melhores perspectivas de alta do PIB e da forte expansão das safras 2022/23 de soja e milho no país.

Os dados revisam estimativas feitas pela StoneX em junho. Naquele mês, a empresa de consultoria estimou alta de 1,3% na demanda de diesel B. A StoneX projetou ainda que o consumo de biodiesel deve subir 17,1% no ano, para 7,4 milhões de m³.

Os analistas Bruno Cordeiro, Leonardo Rossetti e Isabela Garcia, salientam em relatório que, no primeiro semestre, a demanda por diesel B alcançou 31,198 milhões de m³, 2,3% na comparação anual, sendo o maior valor para a primeira metade do ano desde o início da série histórica.

Ela destacou que o petróleo do tipo Brent acumulou alta de 15,5% em julho, refletindo perspectivas mais otimistas da demanda asiática no segundo semestre, além de menor oferta por parte de alguns países da Organização dos Estados Produtores de Petróleo (OPEP). Em paralelo, a consultoria aponta para estoques de diesel nos Estados Unidos próximos das mínimas históricas dos últimos cinco anos. Na Europa, os estoques estão abaixo da média dos últimos cinco anos.

O fato é que os preços internos não têm acompanhado o cenário externo. O diesel A (sem adição de biodiesel) não teve reajuste de preços, apenas uma redução de R$ 0,44 por litro (12,72%), no dia 16 de maio. O último aumento de preços do diesel ocorreu no dia 17 de junho de 2022 (ver matéria nesta página).

Na esteira do crescimento da demanda do diesel B, o biodiesel também tem previsões de um cenário positivo. “Considerando a elevação da participação do óleo de soja na produção de biodiesel para acima de 80% nos últimos meses, o consumo demandado de óleo para a produção do biocombustível é estimado próximo de 6,0 milhões de m³, ou 5,6 milhões de toneladas”, disse.

O mercado ainda conta com disponibilidade de óleo, fruto de uma safra de soja estimada pela StoneX em 157,68 milhões de toneladas. As usinas de biodiesel estão bem abastecidas com a matéria-prima, apontam os analistas. “Mesmo com forte aumento da demanda, os preços do biodiesel têm demonstrado comportamento relativamente estável”, acrescentam.

Fábio Couto – Valor Econômico