Produção e consumo

Produção de biodiesel cresceu 13% no primeiro semestre


BiodieselBR.com - 04 ago 2021 - 15:23

Em que pesem os reveses sofridos pelo setor de biodiesel, a produção de biodiesel no Brasil tem conseguido sustentar um nível de crescimento razoável. De acordo com os dados mais recentes da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), na primeira metade deste ano as usinas fabricaram um pouco menos que 3,35 milhões de metros cúbicos de biodiesel. Esse volume é 13,3% superior ao que foi visto no 1º semestre do ano passado e recorde para o período.

A comparação talvez não fosse tão positiva caso as condições de mercado no 1º semestre de 2020 tivessem sido normais. Não foi bem esse o caso. O desembarque do novo coronavírus no Brasil derrubou as vendas de óleo diesel em aproximadamente 2,6% o que, naturalmente, afetou o consumo por biodiesel.

Vale lembrar que, no começo ano passado, a produção da indústria estava turbinada por dois aumentos da mistura obrigatória. O B11 que havia sido implementado em setembro de 2019 e o B12 em março de 2020. Isso ajudou a blindar o setor contra os efeitos mais severos da pandemia no mercado de combustíveis.


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR