PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Produção e consumo

Produção de biodiesel cai 8,2% em agosto


BiodieselBR.com - 21 set 2021 - 17:22

A produção de biodiesel segue andando para trás. De acordo com dados divulgados Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), as usinas brasileiras fabricaram um total de 571,9 milhares de m³ do biocombustível no mês de agosto. Esse volume representa uma contração de 8,2% sobre os mais de 623,1 mil m³ que haviam sido registrados no mesmo mês do ano passado.

A explicação dessa contração não é das mais complicadas. Em agosto de 2020, as distribuidoras estavam obrigadas a adicionar 12% de biodiesel ao combustível que vendessem. Já em agosto desse ano, a adição foi de apenas 10%.

Desde abril a mistura obrigatória de biodiesel vem sendo mantida abaixo do patamar legal de 13% por determinação do Palácio do Planalto. Com a medida, o governo tenta evitar pressões sobre os preços do óleo diesel e novos atritos com grupos de caminhoneiros – um dos eleitorados mais fiéis de Jair Bolsonaro.

Demanda do diesel

O recuo na produção das usinas só não tem sido maior porque a demanda por óleo diesel tem se mostrado bastante aquecida nos últimos meses. De janeiro a julho, o mercado nacional consumiu perto de 35,3 milhões de m³ do derivado – aumento de 10,5% sobre o mesmo período do ano anterior.


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR