PUBLICIDADE
cremer
Produção e consumo

Produção de biodiesel aprofunda desaceleração no mês de novembro


Fábio Rodrigues - 18 jan 2023 - 16:26

A produção de biodiesel deu – mais – um passo atrás em novembro. As usinas reportaram à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) que fabricaram um pouco mais de 518 mil m³ ao longo do mês passado. Esse volume é cerca de 2% menor do que em novembro de 2021 quando a produção registrada foi de 528,3 mil m³.

Não há, nesse caso, qualquer desnível entre o patamar de mistura que ajude explicar a contração uma vez que a comparação é entre dois meses de vigência do B10.

Esse resultado desanimador por si só, parece confirmar ainda que a produção do setor – que, até agosto, vinha numa trajetória de crescimento consistente – voltou a perder fôlego. Nos últimos três meses, a quantidade de biodiesel fabricada vem apresentando tendência predominantemente de queda.

De janeiro até agora, a produção de biodiesel reportada pela ANP já soma um pouco menos que 5,75 milhões de m³. Isso coloca o resultado parcial de 2022 abaixo tanto do apresentado em 2021 (-7,6%), quanto do registrado em 2020 (-2,7%). O resultado só não foi pior porque o nível de demanda por óleo diesel segue firme.


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR