Crescimento do mercado de biodiesel desacelerou em 2012
Embora ainda esteja em crescimento, o ritmo da expansão do mercado internacional de biodiesel apresentou queda acentuada ao longo deste ano. A conclusão é dos analistas da consultoria alemã especializada no mercado de oleaginosas e óleos vegetais Oil World que divulgou nota a respeito do assunto na sexta-feira (07).
A produção mundial de biodiesel entre janeiro e dezembro de 2012, está estimada em 22,9 milhões de toneladas – o que equivale a mais ou menos 26 bilhões de litros. É o novo recorde mundial, superando em 900 mil toneladas o volume de biodiesel que, pelas contas da consultoria, foi fabricado durante 2011.
Contudo, esse crescimento parece pequeno quando comparado ao de 2011. A produção no ano passado a produção superou em quase 3,7 milhões de toneladas – cerca de 20% – a de 2010. Este ano foram apenas 4%.
O crescimento desacelerou principalmente durante o segundo semestre, quando as indústrias da Argentina e dos Estados Unidos precisaram reduzir o ritmo de produção.
Na Argentina a queda se deu em função das turbulências causadas no mercado exportador graças às rusgas com a Espanha e às desastradas mudanças propostas por Buenos Aires agosto passado. Já nos EUA o que levou à desaceleração foi o sucesso da indústria praticamente esgotou a demanda bem antes do ano acabar.
Segundo os analistas, a produção no Brasil e na União Europeia também perdeu ímpeto nos seis últimos meses do ano, embora em grau menor.
Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com