PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Insumo

Realizada audiência pública sobre complexo gás-químico do ES


BiodieselBR.com - 13 dez 2012 - 16:57 - Última atualização em: 29 nov -1 - 20:53
metanol petrobras_131212
O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) do Espírito Santo realiza hoje (13) na cidade de Aracruz (ES) audiência pública para debater o licenciamento do Complexo Gás-Químico que Petrobras pretende instalar no Espírito Santo. Quando estiver concluído, a unidade poderá fabricar 790 mil toneladas de metanol tornando o Brasil autossuficiente nesse insumo.

A audiência debaterá os possíveis impactos ambientais do empreendimento. O complexo será instalado entre Aracruz e Linhares – nessa última o Iema já marcou a audiência para o dia 27. Entre os temas mais polêmicos relacionados ao projeto está o descarte de efluentes.

A preocupação, segundo lideranças comunitárias, é com o impacto à saúde da população, assim como as emissões que serão produzidas pelo empreendimento. Há receio de que mais uma vez um projeto poluidor se instale na região, deixando apenas o ônus para a população, sobretudo das localidades de Pavão Grande, Palhal e Boa Vista.

Além da produção de metanol, as instalações contarão com uma Unidade de Fertilizantes Nitrogenada que produzirá 763 mil toneladas de ureia por ano, 200 mil toneladas de ácido acético, 25 mil toneladas de ácido fórmico e 30 mil toneladas de melamina.

Kauê Scarim - Século Diário
Com adaptações BiodieselBR.com