PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Insumo

Methanex fecha acordo que garante produção de metanol no Chile


BiodieselBR.com - 11 dez 2017 - 11:05

O grupo industrial de origem canadense Methanex anunciou ontem (07) ter chegado a um acordo com a Enap – petrolífera estatal do Chile – que garante o abastecimento de gás natural para a fábrica de metanol em Punta Arenas. O acordo deve assegurar que a planta de metanol permaneça ativa pelos próximos dois anos.

Em comunicado à imprensa o presidente da companhia, John Florean, comemorou o acordo afirmando que o novo contrato vai garantir que a unidade chilena volta a operar com plena capacidade – que é de 1,7 milhão de toneladas ao ano – a partir do terceiro trimestre de 2018. Esse tempo será necessário para a reativação de sua unidade Chile IV. “Estamos satisfeitos em chegar a um acordo com a Enap o fornecimento adicional de gás natural”, comentou o executivo.

Primeiro Contrato
Em agosto do ano passado, Methanex e Enap já haviam celebrado um acordo similar [https://www.biodieselbr.com/noticias/usinas/insumo/methanex-fecha-acordo-garantir-suprimento-gas-chile-020816.htm] que permitia a reativação da unidade Chile I que tem capacidade para fabricar até 900 mil toneladas de capacidade.

A fábrica chilena chegou a contar com outras duas unidades de produção totalizando 3,7 milhões de toneladas em capacidade produtiva. Dificuldades com o fornecimento de gás natural no país latino-americano, no entanto, fez com que o grupo empresarial decidisse realocar [https://www.biodieselbr.com/noticias/usinas/insumo/methanex-ativa-2-planta-metanol-site-geismar-eua-050116.htm] duas delas – totalizando 2 milhões de toneladas – para o site de Geismar nos Estados Unidos.

A Methanex é a maior produtora de metanol do mundo. Entre julho de 2016 e junho deste ano, o grupo canadense forneceu 14% do metanol consumido no mundo totalizando vendas de, aproximadamente, 10,2 milhões de toneladas no período.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com