PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Insumo

Falta de metanol no Brasil: Methanex preocupada com o mercado


BiodieselBR.com - 12 jul 2012 - 10:15 - Última atualização em: 07 fev 2019 - 12:40
porto de santos - SP
Uma operação-padrão dos auditores-fiscais da Receita Federal está afetando o funcionamento dos portos do Brasil há várias semanas.  Para o setor de biodiesel esta situação está gerando um risco de desabastecimento de metanol, e o problema pode ser ainda mais sério do que se imaginava.
Em entrevista à BiodieselBR, representantes da Methanex – líder global na fabricação e comercialização do insumo – reconheceram que a situação é preocupante e coloca em risco a saúde comercial de seus principais clientes.

Segundo representantes do escritório da empresa no Chile, cadeias importantes como a de biodiesel e a de formaldeídos podem ser diretamente impactadas pela falta do produto no mercado nacional. Segundo um executivo da gerência regional de vendas da Methanex, embora o metanol esteja disponível nos terminais da empresa e de seus parceiros comerciais nos portos brasileiros, a greve da receita impede que o produto seja liberado para os clientes. “Em termos de estoques a situação é confortável, o problema tem sido liberar o produto”, explicou o executivo.

Portos
Diferente das informações apuradas anteriormente por BiodieselBR, a Methanex avalia que as dificuldades não estão concentradas no Porto de Paranaguá. O representante da empresa disse ao portal BiodieselBR que a situação também tem sido complicada em outros portos brasileiros. A “situação é generalizada”, de acordo com o representante da companhia.

Nas contas da Methanex, a Receita Federal do Brasil está conseguindo importar apenas entre 10% e 15% do volume de metanol que precisaria. Durante 2011, o País trouxe de fora uma média de 60 mil toneladas do produto por mês.

Como a fabricante não possui representação legal no Brasil, ela possui poucas alternativas para tentar enfrentar a situação. Contudo, a recomendação a seus clientes brasileiros é explorar todas as alternativas à disposição para conseguir liberar suas cargas. Incluindo processos judiciais.

Fábio Rodrigues - BiodieselBR.com
Tags: Metanol