PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Insumo

Evonik anuncia ampliação de fábrica de metilato na Argentina


BiodieselBR.com - 03 dez 2019 - 13:32

A Evonik acaba de anunciar que fará novos investimentos em sua fábrica de metilato de sódio na Argentina com o objetivo de atender à demanda crescente do mercado de biodiesel na América do Sul. O plano anunciado hoje (03) pela companhia alemã do ramo de especialidades químicas prevê um aumento de 50% na capacidade instalada do complexo localizado na cidade de Rosário.

Atualmente, a planta tem capacidade para fabricar até 60 mil toneladas de metilato. A mesma que ela tinha em sua inauguração em outubro de 2013. A previsão é que, quando as obras foram concluídas em 2021, ela possa fabricar até 90 mil toneladas do insumo.

Crescimento

De 2013 até o ano passado, a produção de biodiesel agregada do Argentina e da Brasil avançou de 4,91 para 7,78 bilhões de litros – crescimento de 58,3%. E a tendência é que o volume continue avançando.

O metilato de sódio é usado como catalisador pela indústria de biodiesel. “O que motivou a nossa decisão foi a confirmação do aumento da mistura de biodiesel de 11% para 15% até 2023 no Brasil e a alta competitividade das exportações de biodiesel da Argentina no mundo inteiro”, disse Marcos Salgueiro, gerente geral da linha de negócios Functional Solutions da Evonik na América do Sul.

“É por isso que continuaremos investindo em nossa planta eficiente e confiável, com localização estratégica bem no centro da região produtora de soja e biodiesel na Argentina”, acrescentou.

Além da ampliação da capacidade produtiva, também serão realizados investimentos visando a melhoria da infraestrutura e da logística distribuição de produtos na América do Sul. Essas medidas devem assegurar um fornecimento contínuo de metilato aos seus clientes.

No final do ano passado, a Evonik já havia anunciado um projeto similar para sua fábrica de metilato em Mobile, Estados Unidos. O grupo também ainda uma terceira unidade de metilato de sódio em Luelsdorf, Alemanha.

Concorrente

Em abril deste ano, a Basf também anunciou uma ampliação de 30% na capacidade produtiva de sua fábrica de metilato de sódio em Guaratinguetá no interior de São Paulo.

A obra deve ser completada no próximo ano.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com
Com informações da assessoria de imprensa da Evonik