BiodieselBR
Publicidade

EPE publica novo relatório sobre conjuntura dos biocombustíveis

epe relatorio_220413A EPE publicou a edição de 2012 de sua Análise de Conjuntura dos Biocombustíveis, documento que faz um sumário dos fatos mais importantes da indústria no último ano.
BiodieselBR.com 2 min de leitura
epe relatorio_220413
A EPE publicou a edição de 2012 de sua Análise de Conjuntura dos Biocombustíveis, documento que faz um sumário dos fatos mais importantes da indústria no último ano.

epe relatorio_220413
A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) publicou no último dia 11, a edição de 2012 de sua Análise de Conjuntura dos Biocombustíveis. O documento faz um sumário dos fatos mais importantes para os segmentos industriais ligados aos ramos de etanol, bioeletricidade e biodiesel. É a quarta publicação da série a ser elaborada pela EPE.

O relatório da EPE dedica bem mais atenção ao etanol que aos demais biocombustíveis. Pelo menos, 22 das 46 páginas do documento tratam exclusivamente do combustível feito da cana-de-açúcar – sem contar que boa parte do capítulo de bioeletricidade diz respeito a cogeração a partir das usinas de etanol. 

O capítulo específico sobre biodiesel não traz revelações inéditas sobre a situação do mercado. Ele se limita a resumir números sobre produção e consumo prontamente acessíveis a partir de documentos oficiais da ANP e do MME. O mais relevante trazido pelos técnicos da EPE é que em 2012 o Brasil se tornou o terceiro maior produtor de biodiesel do mundo. O país superou a Alemanha e está atrás apenas dos EUA e da Argentina. 

Os estados do Centro-Oeste ficaram na liderança com 43% da produção nacional. O segundo lugar foi para a Região Sul com 34%.

O documento também registra a notável queda na participação da soja entre as matérias-primas da indústria nacional. Em 2011, a soja representou 80,6% das matérias-primas da indústria enquanto, no ano passado, o número caiu para 75,2%.

Preços altos
Num gráfico que resume os resultados dos leilões, o relatório trás uma revelação interessante. Os preços médios do biodiesel nunca foram tão altos quanto em 2012, influência direta da escassez de soja no ano.

No leilão 27, o litro do biodiesel foi negociado a 2,734 valor recorde desde que a EPE começou a acompanhar o mercado em meados de 2009.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com
Compartilhar: