PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Informações

CNPE aprova antecipação do B10 para março


BiodieselBR.com - 09 nov 2017 - 13:10

Os fabricantes de biodiesel já podem respirar aliviados. O B10 vai mesmo ser antecipado para março – um ano antes do que previa o cronograma oficial da Lei 13.263/2016. A decisão foi tomada durante uma reunião extraordinária do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) realizada na manhã desta quinta-feira (09).

A informação de que a CNPE havia convocado uma reunião para bater o martelo sobre assunto havia sido adiantada com exlusividade por BiodieselBR.com na semana passada.

A antecipação do aumento de mistura já está na pauta do setor há vários meses. Desde maio, há informações de que o Planalto via essa possibilidade com bons olhos com diversos nomes do primeiro escalão do governo federal sinalizando seu apoio à medida.

Demora

Entretanto, o tempo foi passando sem que uma decisão fosse formalizada de fato. O tema chegou a entrar na pauta da reunião de junho do CNPE, mas na ocasião os conselheiros optaram por simplesmente emitir uma “sinalização favorável" sem qualquer efeito prático.

Com os atrasos, a proposta inicial que previa a adoção do B9 em algum ponto do segundo semestre deste ano e o B10 a partir de março que vem acabou tendo que ser modificada. Por falta de tempo hábil, o B9 acabou sendo descartado e a mistura obrigatória deverá avançar dois pontos percentuais de uma única vez.

O B10 fará sua estreia oficial o Leilão 59, que acontece no início de fevereiro de 2018.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com