PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Política

[Vídeo] Ministro do MME garante antecipação do B10 para março


Assessoria Ubrabio - 28 jun 2017 - 09:42
Em encontro com o senador Cidinho Santos (PR/MT) nesta terça-feira (27), o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, deu garantias de que o B10 será antecipado para março de 2018 – um ano antes do que determina oo texto da lei. Ele também assegurou que a pasta está se esforçando para antecipar o B9.

“Nós já estamos garantindo o B10 para março do ano que vem, mas estamos na luta para poder colocar o B9 ainda nesse segundo semestre”. Atualmente, todo o diesel fóssil comercializado no Brasil conta com a adição obrigatória de 8% de biodiesel (B8), conforme determina a Lei 13.263/2016.

A atual legislação prevê que a mistura possa chegar até 15%, bastando uma decisão do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). O aumento para B9, ainda este ano, e B10 até março de 2018 vem sendo defendido como medida para diminuir a ociosidade da indústria e as importações de diesel fóssil, que de janeiro a abril de 2017 alcançaram 3,6 bilhões de litros, montante 72% maior do que o observado no mesmo período de 2016, a um custo de US$ 1,5 bilhão.

Além disso, o uso de biodiesel reduz a emissão dos principais causadores da poluição atmosférica e gases de efeito estufa.

Renovabio

Ele ainda afirmou que o governo está “no esforço final do RenovaBio para dar um horizonte de tranquilidade e estabilidade para o setor”. De acordo com o ministro, o RenovaBio e o aumento da mistura de biodiesel vão inaugurar um novo tempo do setor de biocombustíveis no Brasil.

Com adaptação BiodieselBR.com