A Be8 está de olho no mercado de combustíveis marítimos. A fabricante anunciou hoje (28) ter fechado um acordo com a Vast que prevê a oferta de bunker misturado com 24% de biodiesel adicionado (B24) para clientes do Terminal de Líquidos do Porto de Açu (TLA), no norte do estado do Rio de Janeiro.
Desde julho passado a ANP já autoriza a Petrobras a vender de bunker B24 no terminal da Transpetro no porto de Rio Grande.
O porto fluminense é o segundo mais movimentado do paí. No último ano, mas de 7,3 mil navios passaram por lá.
O acordo prevê a realização de estudos para que a Vast implante a infraestrutura para que a Be8 possa passar a oferecer seus produtos para distribuidoras e clientes do Porto do Açu. Também será avaliada a possibilidade de Açu seja incluído na logística do setor de biodiesel seja como ponto de entrada de insumos, em operações de exportação ou na cabotagem do produto.
Além do bunker B24 de uso marítimo, a Be8 também quer passar a oferecer o Bevant – biodiesel destilado que pode ser usado puro em motores diesel não modificados – para empresas que operam a partir de Açu.
Mercado emergente
A adição de biodiesel tem sido vista como uma alternativa para a descarbonização do transporte marítimo; setor que é responsável por cerca de 3% das emissões globais de gás do efeito estufa (GEEs). Regras mais rígidas para o controle de poluentes editadas pela Organização Marítima Internacional (IMO, na sigla em inglês) e pela União Europeia (UE) vêm obrigando as operadoras a buscarem alternativas menos intensivas em carbono.
O uso de biodiesel é atrativo para os operadores por não exigir alterações nos motores das embarcações.
“Esta nova parceria com a Vast nos permite trabalhar com o biodiesel, que pode ser usado para o bunker ofertado aos navios, e o novo Be8 Bevant, para avançar na descarbonização das operações de gestão do porto”, destacou o presidente da Be8, Erasmo Carlos Battistella, em nota distribuída à imprensa. “
Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com