PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Glicerina

ADM compra participação em empresa paulista de glicerina


InfoMoney - 20 jul 2023 - 11:29

A americana ADM, uma das maiores empresas de agronegócios do mundo, com forte atuação no Brasil, selou acordo para comprar uma participação na Buckminster, fabricante de glicerina destilada vegetal com sede em Macatuba, no interior de São Paulo. O negócio foi submetido nesta quinta-feira (13) à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). A participação que será adquirida e o valor da transação não foram divulgados.

Fundada em 1999, a Buckminster conta com uma unidade de produção no município paulista, e sua glicerina é destinada a empresas farmacêuticas, de alimentos e de produtos kosher. A ADM já mantém desde 2018 uma parceria comercial com a empresa, que tem 65 funcionários, está investindo para ampliar sua capacidade e usa a soja como matéria-prima principal.

Com a parceria, glicerina bruta que sobra do processo de produção de biodiesel de soja da múlti em suas plantas localizadas em Rondonópolis (MT) e Joaçaba (SC) é processada em Macatuba e transformada em glicerina destilada (duas vezes) vegetal. A aquisição da participação na Buckminster tem por objetivo elevar a captura de margens ao longo dessa cadeia de valor e abrir novos mercados.

“Nossa parceria movimenta volumes ainda relativamente pequenos, voltados à produção de balas, chocolates, panificação, cosméticos e químicos, entre outros. A joint venture terá capacidade de assumir 100% da glicerina bruta de Rondonópolis e Joaçaba, o que vai ampliar a oferta”, afirmou Luiz Noto, diretor de óleos e biodiesel da ADM Brasil, ao InfoMoney.

O executivo realçou que o produto da Buckminster tem autorização dos órgãos regulatórios dos Estados Unidos para ser vendido no mercado americano. Ampliar as exportações de glicerina destilada vegetal é outro objetivo da ADM com o negócio, uma vez que estimativas indicam que o mercado global do produto deverá crescer 6% ao ano até 2030.

Além da produção de biodiesel, a área comandada por Noto é responsável pelo refino e envase de óleos vegetais vendidos no varejo pela ADM no país. São cinco marcas comercializadas, fabricadas em cinco unidades – Rondonópolis e outras quatro, situadas nos estados de Minas Gerais (duas), Mato Grosso do Sul e Maranhão.

Com participação expressiva nos segmentos de nutrição humana e animal, e uma das maiores exportadoras e processadoras de grãos do mundo, a ADM encerrou o primeiro trimestre deste ano com vendas globais da ordem de US$ 24 bilhões. A múlti não revela seus resultados específicos no Brasil.

Fernando Lopes – Infomoney