Petrobras Biocombustível amplia usina de Montes Claros (MG)
A Petrobras Biocombustível (PBio) ampliou sua usina de biodiesel de Montes Claros (MG). As autorizações de construção e de operação relativas ao processo foram publicadas pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) no Diário Oficial da União de hoje (22).
Atualmente a unidade industrial possui 108,6 milhões de litros em capacidade instalada. Isso lhe vela a 27ª colocação no ranking de maiores usinas de biodiesel do País. Depois que a ampliação estiver completa, a capacidade será de quase 152,2 milhões de litros anuais o que a colocará na 20ª posição. Hoje, esse colocação pertence à usina de São Luís (MA), última que ainda está em nome da ex-Brasil Ecodiesel – atualmente Vanguarda Agro. Com a expansão, a Pbio passará a ter capacidade produtiva para 478 milhões de litros a partir de suas três unidades produtivas – Candeias (BA), Quixadá (CE) e Montes Claros (MG).
Para poder usar essa nova capacidade a estatal ainda precisará obter a autorização de comercialização. Como o prazo para apresentação dos documentos do 28º Leilão acabou ontem, a Petrobras, em tese, não poderia vender com essa nova capacidade. Contudo, como o item 2.1.2.5 do edital diz que a oferta de uma usina é limitada em 100% de sua capacidade de produção no período de entrega, é possível que essa nova usina participe com a nova capacidade se a nova autorização de comercialização sair até o dia 30 de novembro.
Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com