PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Autorizações

Nova usina chega ao mercado de biodiesel


BiodieselBR.com - 10 dez 2019 - 11:20

A mercado de biodiesel acaba de ganhar um novo player: a Agropaulo. A empresa recebeu nessa terça-feira (10) as autorizações que permitem que ela coloque sua usina no município de Jaguaruana (CE) para funcionar. Os documentos foram publicados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) no Diário Oficial da União.

{viewonly=registered,special}A mercado de biodiesel acaba de ganhar um novo player: a Agropaulo. A empresa recebeu nessa terça-feira (10) as autorizações que permitem que ela coloque sua usina no município de Jaguaruana (CE) para funcionar. Os documentos foram publicados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) no Diário Oficial da União.

A chegada da Agropaulo no mercado dificilmente causará um grande rearranjo do setor no Brasil. A usina tem um porte bastante modesto, podendo fabricar apenas 18 milhões de litros de biodiesel por ano. Essa capacidade produtiva representa menos de 0,2% do total instalado no país.

Isso coloca a plante cearense entre as últimas posições ranking nacional de fabricantes, empatada com as inativas Jataí Ecodiesel e SSIL.

Mercado local

No mercado cearense, contudo, a Agropaulo pode vir a ter um impacto significativo.

Desde o fechamento da unidade de Quixadá da Petrobras Biocombustível em outubro de 2016, o estado não conta com nenhum produtor de biodiesel.

Segundo dados da ANP, o Ceará consumiu cerca de 845,9 milhões de litros de óleo diesel o que gerou uma demanda por 86,4 milhões de litros de biodiesel puro.

Sondagem

Por trás da Agropaulo está o Grupo Telles, um dos maiores grupos empresariais do Nordeste com atividades nos setores agroindustrial, de embalagens, turismo, distribuição de combustíveis e medicamentos.

Em entrevista concedida em outubro a BiodieselBR.com, o presidente do grupo, Paulo Telles Neto, afirmou que a usina da Agropaulo seria não só uma forma de agregar valor à matéria-prima disponível internamente como, também, para sondar o mercado e decidir sobre a possibilidade de futuros investimentos.

A Autorização de Exercício da Atividade de Produção de Biodiesel da Agropaulo pode ser acessada clicando aqui. A Autorização de Operação da usina de Jaguaruana pode ser acessada clicando aqui.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com