PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Notícias

Saudi Aramco alerta sobre capacidade mundial de produção de petróleo


Financial Times - 05 out 2022 - 09:14

Os mercados internacionais de petróleo continuam incrivelmente escassos no lado da oferta, alertou o executivo-chefe da maior produtora mundial, dizendo que o foco do mundo está demasiado voltado ao impacto na demanda de uma possível recessão e não às atuais limitações da oferta.

Os comentários de Amin Nasser, executivo-chefe da Saudi Aramco, chegam enquanto a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), liderada pela Arábia Saudita, se prepara para anunciar nesta quarta-feira (5), segundo se prevê, um grande corte na produção para impulsionar os preços do petróleo e preservar a capacidade ociosa de produção, em particular no país do Golfo Pérsico.

Riad teme que a produção russa possa ter forte queda mais para o fim do ano, quando as sanções ocidentais contra as exportações de petróleo do país se endurecerem, e deseja manter alguma capacidade ociosa de produção em reserva, segundo fontes a par das intenções da Arábia Saudita.

Falando no Energy Intelligence Forum, realizado em Londres, Nasser disse que os preços atuais do petróleo, que caíram para menos de US$ 90 por barril, depois do pico do início deste ano, de US$ 139, refletem um mercado cujo foco está “na economia de curto prazo, em vez de nos fundamentos da oferta”.

A falta de investimento fez com que a capacidade ociosa global, definida como o fornecimento extra de petróleo capaz de entrar em cena rapidamente no caso de imprevistos, permaneça “extremamente baixa”, de forma que seria “completamente corroída” se a China abrandasse suas medidas de restrições contra a covid-19 e começasse a consumir mais, alertou Nasser.

“Se a China se abrir, [a] economia começar a melhorar ou o setor de aviação começar a pedir mais combustível de avião, essa capacidade ociosa será corroída”, disse. “E quando você corrói essa capacidade ociosa, o mundo deveria se preocupar. Não haverá espaço para nenhum tropeço, nenhuma interrupção, nenhum evento imprevisto em qualquer lugar do mundo.”

A Saudi Aramco, que impulsionada pelo aumento dos preços do petróleo ultrapassou a Apple neste ano como a empresa mais valiosa do mundo, é um dos poucos produtores que estão investindo no aumento da produção. A petrolífera estatal está em meio a um processo que elevará sua capacidade máxima de produção diária de 12 milhões para 13 milhões de barris até 2027.

Nasser enfatizou que essa decisão foi tomada em 2020 e que seria extremamente difícil para o resto da indústria petrolífera elevar, de uma hora para a outra, a oferta de longo prazo, de forma que o mundo pode estar se dirigindo a um longo período de altos preços do petróleo.

“Mesmo se decidirmos elevar o investimento, vai ser difícil; levará alguns anos”, afirmou Nasser.

Tom Wilson e Shotaro Tani – Financial Times

Tags: Petróleo