PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
RenovaBio

RenovaBio: Produtoras de biocombustíveis emitem 31,23 milhões de CBios em 2022


BiodieselBR.com - 11 jan 2023 - 11:42 - Última atualização em: 17 jan 2023 - 09:20

O ano de 2022 não foi fácil para o setor de biocombustíveis. Com a alta geral nos preços, o então presidente Jair Bolsonaro optou por um corte de tributos federais e uma limitação na alíquota de ICMS, o que prejudicou a competitividade do hidratado nas bombas; para completar, o biodiesel teve sua mistura ao diesel congelada em 10%.

Houve também uma rotação de presidentes da Petrobras e a troca do ministro de Minas e Energia, com Adolfo Sachsida chegando a defender a redução da mistura de etanol à gasolina.

Em meio a tantas turbulências no mercado de combustíveis, o programa RenovaBio também vivenciou dificuldades.

Em março, os créditos de descarbonização (CBios) alcançaram os R$ 100, caracterizando o início de uma sequência de valores recordes para os títulos, que chegaram a custar R$ 200 em junho. A escalada dos preços acabou até mesmo se tornando alvo de investigação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Para tentar conter os valores, o governo anunciou o adiamento das metas referentes a 2022. Desta forma, os 35,98 milhões de créditos que deveriam ser aposentados até 31 de dezembro do ano passado, tiveram sua retirada de circulação postergada até setembro de 2023. A decisão empurrou também a comprovação das obrigações dos próximos anos, que deverão ocorrer até março do ano subsequente. De acordo com o Itaú BBA, esta definição aumenta a oferta dos CBios, mas também concentra a demanda.

Ainda assim, é possível que este decreto seja revogado pelo atual governo em exercício. Em dezembro, o grupo técnico de transição de Agricultura, Pecuária e Abastecimento afirmou que a medida “atrasou a descarbonização da economia brasileira”. Mas, até o momento, não há confirmação de mudanças.

Leia mais no texto completo, exclusivo para assinantes NovaCana:

- Emissão de CBios em 2022
- Posse e aposentadoria dos créditos
- Cenário de preços
- Metas para 2023
- Mudanças em andamento


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR


Tags: Cbios