PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
RenovaBio

[Infográfico] ANP faz rateio preliminar de 38,78 milhões de CBios entre distribuidoras


BiodieselBR.com - 11 jan 2024 - 13:41

No final de dezembro, a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) divulgou uma divisão preliminar que estabelece como as distribuidoras de combustíveis fósseis devem cumprir a meta do RenovaBio referente a 2024.

Ao todo, 160 companhias deverão adquirir e retirar de circulação 38,78 milhões de créditos de descarbonização (CBios); um ano antes, 144 distribuidoras participaram do rateio. A meta deve ser comprovada até 31 de dezembro deste ano.

Juntas, as três maiores distribuidoras do país – Vibra, Raízen e Ipiranga – somam 61,3% de participação no mercado de combustíveis fósseis. Por conta disso, elas precisarão aposentar 23,75 milhões de CBios. As companhias também são as únicas com metas individuais superiores a 1 milhão de créditos.

Segundo a ANP, o cálculo considerou a participação de mercado das empresas no período de janeiro a outubro de 2023. O rateio definitivo, que considera o ano completo, deverá ser publicado até março.

De acordo com as regras do RenovaBio, a ANP calcula as metas individuais usando como base o objetivo anual definido pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), as emissões dos combustíveis comercializados pelas companhias e a participação de mercado de cada uma.

Para ver a relação completa de companhias, a participação de mercado de cada uma e as metas individuais, acesse o conteúdo completo (exclusivo para assinantes).


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR


Tags: Cbios