PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Regulação

Diretoria da ANP vai avaliar regras para certificação no RenovaBio e autorização de comercialização de diesel verde


BiodieselBR.com - 14 ago 2023 - 17:05

Novas regras para o processo de certificação das usinas participantes do RenovaBio e duas autorizações excepcionais para que a Vibra Energia (antiga BR Distribuidora) comercialize diesel verde no mercado brasileiro. Esses são dois dos temas que estão pautados para serem discutidos nessa quinta-feira (17) pela diretoria colegiada da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Dos dois temas, o que deverá ter um impacto mais imediato para o setor são as regras de certificação para o RenovaBio. Criado em 2017, o programa estabelece metas de redução da intensidade de carbono dos combustíveis consumidos no Brasil por meio da negociação de Créditos de Descarbonização (CBios) que podem são emitidos por fabricantes de biocombustíveis e adquiridos por distribuidoras de combustíveis.

No ano passado, o mercado de CBios movimentou um pouco mais de R$ 6,95 bilhões.

Porta de entrada

Antes de acessar esse mercado, os fabricantes de biocombustíveis precisam certificar seus produtos. Dessa forma, eles comprovam o percentual de seus biocombustíveis que atende aos critérios fixados pela Lei do RenovaBio (Lei 13.576/2017) e calculam a quantidade exata de gás carbônico seus produtos evitam ao substituírem combustíveis fósseis.


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR