PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Política

Vamos zerar o PIS Cofins do diesel na 2ª fase, diz Sachsida


Valor Econômico - 18 mar 2022 - 10:18

As respostas do governo aos efeitos da guerra entre Rússia e Ucrânia serão faseadas, disse há pouco o chefe da Assessoria de Assuntos Estratégicos do Ministério da Economia, Adolfo Sachsida.

“Nos confrontamos com cenário de guerra; estamos adotando a mesma estratégia que adotamos durante a pandemia, elaborada pelo ministro [da Economia, Paulo Guedes] e com apoio do presidente [Jair] Bolsonaro, de faseamento das respostas”, afirmou há pouco, durante divulgação dos novos parâmetros macroeconômicos do Ministério da Economia.

Ele informou que a primeira fase foi a aprovação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 11, que muda a tributação sobre combustíveis. A segunda fase, acrescentou, é zerar o PIS/Cofins do diesel. “É importante aguardar a evolução dos movimentos”, comentou. “A resposta padrão das principais economias do mundo em cenário de guerra é aumentar oferta de petróleo, não diminui-la.”

Sachsida informou ainda que novas medidas para fortalecer o crédito e o mercado de capitais serão anunciadas na próxima semana. “Reformas microeconômicas importam”, afirmou. O objetivo é colocar o Brasil como um porto seguro para investimentos. Ele afirmou que a política econômica do governo é a mesma, do primeiro ao último dia do governo.

Lu Aiko Otta e Estevão Taiar – Valor Econômico