PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Política

Ubrabio e Frente Parlamentar são recebidos pelo titular do MME


BiodieselBR.com - 11 ago 2016 - 18:22

Representantes da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio) e da Frente Parlamentar Mista do Biodiesel (FrenteBio) apresentaram ao ministro de Minas e Energia (MME), Fernando Coelho Filho, as principais demandas do setor de biodiesel e bioquerosene. A reunião aconteceu nessa terça-feira (09).

Durante o encontro, os parlamentares da FrenteBio ressaltaram a importância do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB) para a segurança energética do país e o diretor superintendente da Ubrabio, Donizete Tokarski, apresentou um panorama do setor.

Hoje, o Brasil é deficitário de diesel e precisa importar o combustível fóssil. A ampliação do uso de biodiesel ajuda a minimizar esse déficit. A previsão é que essa mistura chegue a 15% nos próximos anos, e a Ubrabio defende a adoção do B8 já a partir de janeiro de 2017 e do B9 em julho de 2017.

A evolução para ambos os percentuais está autorizada pela Lei 13.263/2016. Contudo, pelo cronograma previsto no texto, o B8 chegaria em março do ano que vem e o B9 apenas em março de 2018.

A evolução do programa de testes para misturas superiores a 10% foi apresentada ao ministro, que buscará junto à Petrobras a realização de ações para agilizar o fornecimento de combustível pela BR Distribuidora e interação com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

A Ubrabio ainda citou o fato de que o uso autorizativo de B20 e B30 está permitido, mas que é preciso disseminar mais essa informação para aumentar o interesse dos consumidores. Para isso, a Ubrabio solicitou apoio do MME na divulgação das oportunidades e benefícios do uso voluntário.

Em relação ao bioquerosene, o diretor de Biocombustíveis de Aviação da Ubrabio, Pedro Scorza, representante da GOL Linhas Aéreas, enfatizou o objetivo de estruturar a cadeia de combustíveis renováveis de aviação.

As demandas foram bem recebidas pelo ministro Fernando Coelho Filho, que demonstrou interesse nos projetos, afirmando que pretende acompanha-los de perto e dar o devido encaminhamento.

Com adaptação BiodieselBR.com