Política

Rafael Bastos da Silva é nomeado secretário de petróleo e gás do MME


Agência Estado - 29 out 2021 - 12:26

O Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira, 29, publicou a nomeação de Rafael Bastos da Silva para exercer o cargo de secretário de petróleo, gás natural e biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia (MME), confirmando informação apurada pelo Broadcast na semana passada.

Silva assume a Secretaria no lugar de José Mauro Ferreira Coelho, que anunciou saída do cargo no último dia 21, após cerca de 14 anos no serviço público, dos quais quatro como diretor de Petróleo da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e um ano e meio como secretário de Petróleo e Gás do Ministério.

O MME não informou as razões que o levaram a sair do governo. “Após o período regulamentar de quarentena, José Mauro retornará ao setor energético nacional, agora para assumir novos desafios na iniciativa privada brasileira”, disse o MME.

O novo secretário de Petróleo e Gás, Rafael Bastos Silva, é geólogo formado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro e tem mestrado na área pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Silva foi servidor da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP), onde entrou em 2005 e permaneceu até dezembro de 2019, passando por várias funções, como coordenador, superintendente e assistente da diretoria. Ele está no MME desde janeiro de 2020 e, antes de assumir o novo cargo, era diretor do Departamento de Política de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural da pasta.

Tags: Mme Nomeação