Thiago Barral e Lorena Mendes de Souza também tiveram nomeações confirmadas e devem ocupar posições de liderança na pasta
Por meio de portarias publicadas na edição de hoje (09), do Diário Oficial da União (DOU) foram confirmadas as nomeações de Pietro Sampaio Mendes, Lorena Mendes de Souza e Thiago Barral ao Ministério de Minas e Energia (MME).
Pietro Mendes vai passar a exercer o cargo de secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (SPG). Funcionário de carreira da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANP), ele já ocupou postos no MME durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), incluindo o de secretário-adjunto da SPG.
Além disso, Mendes foi assessor da presidência da antiga Empresa de Planejamento e Logística (EPL), tendo atuado na incorporação da estatal pela Valec, quando foi criada a Infra S.A.
Por sua vez, Thiago Barral vai assumir a nova Secretaria de Planejamento e Transição Energética, parte do recém-criado Departamento de Transição Energética.
Barral faz parte da equipe da EPE desde 2007, tendo sido nomeado presidente em fevereiro de 2019. Antes, foi diretor de estudos econômico-energéticos e ambientais, tendo também passado pela superintendência de projetos de geração.
Já a nomeação de Lorena Mendes de Souza foi tornada pública com uma portaria da ANP. Funcionária da agência, ela foi cedida ao MME para ocupar a posição de coordenadora-geral do Departamento de Biocombustíveis (DBio).
Mendes de Souza é servidora da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) desde novembro 2013 onde atuava com qualidade de combustíveis no Centro de Pesquisas e Análises Tecnológicas (CPT). Ela é formada em engenharia química pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Em 2019, completou seu doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
BiodieselBR.com