PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Política

Ministro Blairo Maggi confirma presença na Conferência BiodieselBR


BiodieselBR.com - 20 out 2017 - 12:55

A expectativa em torno Conferência BiodieselBR 2017 subiu mais um degrau. O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, acaba de confirmar sua participação no evento que está marcado para acontecer nessa próxima segunda e terça-feira – 23 e 24 de outubro – em Guarulhos (SP).

O ministro estará no painel “A importância do biodiesel para o Brasil” que vai explorar os impactos esperado pela nova política governamental de incentivo à indústria de biocombustíveis sobre o complexo soja brasileiro.

O país vive um impasse relacionado à soja: embora a sojicultura venha avançando a passos largos no Brasil – a ponto de muitos analistas considerarem seguro que, cedo ou tarde, vamos superar os Estados Unidos como maior produtor global da oleaginosa – a industrialização do grão não tem avançado com a mesma velocidade. O resultado é que exportamos volumes cada vez maiores de soja in natura deixando de aproveitar oportunidades de agregar valor ao produto internamente.

Nesse sentido, o biodiesel tem feito um bem enorme ao país. Só no primeiro semestre deste ano a demanda por óleo das usinas levou ao esmagamento de 6,5 milhões de toneladas de soja o que representa 40,5% do total do grão processado. A cada ano que passa a produção de biocombustível vem ampliando sua fatia nesse mercado.



Cátedra

Blairo Maggi pode falar de cátedra sobre o assunto. Antes de se tornar político em tempo integral, ele foi um dos principais responsáveis por fazer do Grupo Amaggi – empresa iniciada por sua família em 1977 – uma das grandes forças da sojicultura nacional.

No ano passado, segundo o Relatório de Sustentabilidade do Grupo, a empresa movimentou praticamente 4,9 milhões de toneladas de soja em grão. Isso dá, aproximadamente, 4,3% de toda a safra brasileira para a temporada 2015/16 que foi a maior da história com cerca de 114,1 milhões de toneladas colhidas.

Veja aqui a programação atualizada da Conferência BiodieselBR 2017.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com