PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Política

Governo vai mandar PL do “combustível do futuro” ao Congresso semana que vem, diz Silveira


Gazeta do Povo - 15 jun 2023 - 09:03

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou nesta quarta-feira (14) que o governo vai enviar o projeto de lei “combustível do futuro” ao Congresso na próxima semana. Silveira anunciou a iniciativa durante o evento “Conduzindo o Futuro da Eletrificação no Brasil”, promovido pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

O projeto está em desenvolvimento na Casa Civil e deve estabelecer um “marco para mobilidade sustentável de baixo carbono com ações para descarbonizar diferentes modos de transporte, como a aviação”, informou o ministério, em nota. Segundo a pasta, esse “marco legal busca combater as emissões de gases do efeito estufa com integração de diferentes políticas públicas como o RenovaBio e o Rota 2030”.

“Queremos mais tecnologia nos nossos biocombustíveis, mais eficiência, mais produtividade no campo, mais sustentabilidade da cadeia. Tudo isso, para garantirmos geração de emprego e renda, menor preço ao consumidor e diminuição da pegada de carbono. Já inserimos esse olhar no PL do Combustível do Futuro, que está em fase final de aprimoramento pela Casa Civil e será o maior programa de descarbonização do mundo”, afirmou o ministro.

Silveira ressaltou a importância da eletrificação dos veículos para a descarbonização automotiva. “A mobilidade elétrica, sem dúvida, é e será uma das principais frentes para descarbonizar os transportes. Dominamos a tecnologia, mas precisamos garantir escala, aumentando a competitividade e tornando essa realidade acessível às brasileiras e brasileiros”, afirmou.