PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Política

Deputados criticam “lobby” da CNI contra PL que reduz diesel poluente


Metrópoles - 17 out 2023 - 08:45

Deputados federais têm reclamado, nos bastidores, do que consideram um “lobby pesado” da Confederação Nacional da Indústria (CNI) contra o projeto de lei que reduz o uso do diesel S-500, o diesel “comum”, em prol do S-10, menos poluente.

A proposta é considerada parte da “pauta verde”, uma das prioridades do governo Lula para o segundo semestre de 2023. A previsão é de que o PL entre em breve na pauta da Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados.

Nos bastidores, parlamentares dizem que a CNI tem atuado de forma “ostensiva” contra o PL, inclusive mandando mensagens nos celulares. Em uma delas, a entidade diz apoiar o parecer do relator, Felipe Francischini (União-PR), pela rejeição do projeto.

“O projeto desconsidera que o elevado nível de poluição dos veículos mais antigos não advém da qualidade do combustível, mas da tecnologia menos sofisticada para o controle de emissões com a qual estão equipados”, diz a mensagem, assinada pela Diretoria de Relações Institucionais da CNI.

O que diz a CNI

Procurada pela coluna, a CNI afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que a posição contrária ao projeto de lei do diesel “foi formada a partir de subsídios técnicos recebidos da base industrial e consolidados pela equipe técnica” da entidade.

Gustavo Zucchi - Metrópoles