PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Política

Comissões da Câmara debaterão biodiesel em audiência conjunta


Bancada Verde - 31 ago 2015 - 14:15

As comissões de Seguridade Social e Família (CSSF) e de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) aprovaram na semana passada requerimentos dos deputados Leandre Dal Ponte (PV/PR) e Evandro Gussi (PV/SP) solicitando a realização de audiência pública conjunta para tratar de assuntos relacionados ao biodiesel. A encontro vai debater os benefícios deste biocombustível ao desenvolvimento sustentável e à saúde.

Em seus requerimentos, os parlamentares destacaram o papel que o biodiesel pode ter na substituição dos combustíveis fósseis e sua importância socioambiental.

“Estudos demonstram que, além dos danos macroecológicos, as emissões de gases de efeito estufa e dos materiais particulados resultantes da queima de combustíveis fósseis têm papel destacado no surgimento de doenças cardiorrespiratórias e de outros sistemas do organismo humano. Matrizes energéticas não poluentes – especialmente as que substituem o diesel fóssil – além de contribuir com as questões climáticas, ajudam na prevenção de tais patologias, com resultados para a qualidade de vida da população e impactos positivos no orçamento da saúde pública”, argumentaram.

O deputado Gussi é presidente da Frente Parlamentar Mista do Biodiesel (FrenteBio), cujo objetivo é viabilizar o ponto de encontro entre as demandas da sociedade e do país por energia renovável e as demandas do setor agroindustrial brasileiro e, também, fortalecer a agricultura familiar e estimular a pesquisa e a inovação tecnológica.

Além da CSSF e da CCTCI, deverão participar da audiência pública as comissões de Agricultura, de Meio Ambiente e de Finanças e Tributação da Câmara, e ainda a Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas.