PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Política

Comissão aprova indicações para diretorias da ANP


Agência Senado - 14 dez 2016 - 17:53

A Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) aprovou por unanimidade as indicações, encaminhadas pelo governo federal, de Décio Fabrício Oddone da Costa e Felipe Kury para os cargos de diretores da Agência Nacional do Petróleo (ANP). Os dois indicados foram sabatinados nesta quarta-feira (14) pelo colegiado, mas ainda precisam ser aprovados pelo Plenário.

Os relatores das indicações foram os senadores Fernando Bezerra Coelho (PSB/PE) e Valdir Raupp (PMDB/RO), respectivamente.

Décio Oddone é empregado aposentado da Petrobras e atual diretor de Projetos de Óleo e Gás da Prumo Logística. Também é conselheiro da Ferroport Logística e da NFX Combustíveis Marítimos. Antes, ele foi presidente da Petrobras Bolívia e Petrobras Energía Participaciones, assessor da presidência da estatal e vice-presidente da Braskem indicado pela Petrobras, que é acionista dessa empresa.

De acordo com documentos enviados ao Senado, Oddone é graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e fez cursos de administração em Harvard e na Insead tendo recebido título de doutor honoris causa em Educação pela Universidade de Aquino (Bolívia).

Na sabatina, Décio afirmou que o mundo e o Brasil vivem um momento de transformação em que a revolução do chamado gás de xisto nos Estados Unidos indica o fim do petróleo caro. Ao mesmo tempo, segundo o indicado, o mundo caminha rumo à economia de baixo carbono, em que os biocombustíveis terão papel mais relevante.

“Essas transformações nos setores de petróleo, de gás e de biocombustíveis devem ser acompanhadas por aperfeiçoamentos na regulação, o que traz desafios e aumenta a relevância da ANP”, afirmou.

Felipe Kury é sócio-diretor da Tetrad Capital Partners. Foi executivo em empresas como IBM, Microsoft e Thomson Reuters. Formado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), cursou MBA Executivo em Harvard e programa para executivos seniores na London Business School.

Durante a sabatina, Kury afirmou que sua experiência no setor privado poderá contribuir para o desenvolvimento de estratégias buscando a modernização da agência.

“Penso que posso contribuir no novo modelo de gestão, ajudando a Agência a superar os desafios operacionais, tecnológicos e de inovação. Tenho certeza de que existem oportunidades extremamente relevantes nas próximas rodadas do pré-sal, no setor de gás natural e no setor de etanol, em que podemos transformar o Brasil em uma plataforma global de produção”, afirmou.

O senador Dalírio Beber (PSDB/SC) afirmou que o governo e o Congresso Nacional estão preocupados em fazer com que as agências reguladoras sejam ocupadas por pessoas qualificadas. “Os aspectos políticos estão sendo relegados a um plano muito inferior, levando-se em consideração realmente o conteúdo. Daí a responsabilidade que cada um de vocês assume”, afirmou.

O presidente da CI, senador Garibaldi Alves Filho (PMDB/RN), disse que o desempenho dos indicados não deixou dúvida de que serão brilhantes em suas funções. “Esta comissão, apenas não sabatina. Ao final, como é o caso dos senhores, ela deposita um voto de confiança no desempenho de cada um”, afirmou.

Com adaptação BiodieselBR.com

Tags: Anp Senado