PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Política

Blairo Maggi pede mais agilidade na regularização de assentamentos


BiodieselBR.com - 29 mai 2015 - 14:39
BlairoAssentamentos 290515
Durante audiência pública realizada pela Comissão de Agricultura do Senado realizada nesta quinta-feira (28), o senador Blairo Maggi (PR/MT) cobrou do ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, maior agilidade na regularização dos assentamentos da Reforma Agrária. Medida que, segundo o parlamentar, é necessária para a expansão da oferta de oleaginosas da agricultura familiar para o Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB).

Segundo o senador mato-grossense a sem assentamentos regularizados não foi possível viabilizar o cultivo de oleaginosas alternativas e o biodiesel acabou dependente da soja. “Na falta delas [as oleaginosas alternativas], acabou-se utilizando o óleo de soja, e, diga-se de passagem, esse programa dá sustentação ao preço da soja no Brasil", lembrou.

No entanto, Maggi ressalta que umas das determinações do programa é que as usinas de biodiesel tenham parceria com a agricultura familiar. "As indústrias de biodiesel que têm o Selo Social, fazem assistência técnica e pagam um preço diferenciado para esse produtor, melhor do que eu recebo pela minha soja no mercado interno” comparou o senador – que também é um dos maiores sojicultores do mundo.

Embora diga que o alcance social do programa é “fantástico”, Maggi aponta que a demora em incluir os assentados impede os benefícios de chegarem a quem mais precisa. “Não há o que reclamar desse programa. Minha questão são os assentamentos, em estados como Mato Grosso, muitos deles ainda não foram emancipados" complementa.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com
Com informações da assessoria do senador Blairo Maggi