PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Política

Biodiesel será incluído em pesquisa de produção mensal do IBGE


BiodieselBR.com - 29 abr 2014 - 13:06 - Última atualização em: 29 nov -1 - 20:53

A pesquisa de produção industrial mensal realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está passando por uma reformulação, excluindo alguns produtos e incorporando novos — entre eles, o biodiesel.

O próximo levantamento, previsto para ser divulgado em 07 de maio, já trará dados sobre a produção do biocombustível.

Por conta dessa revisão na pesquisa, o IBGE também terá que recalcular a série composta a partir de 2010 do PIB, que é a soma de tudo o que é produzido no país.

“Os PIBs trimestrais vão sofrer mudanças”, avisa Roberto Luís Olinto Ramos, coordenador da Coordenação de Contas Nacionais do IBGE. “Essa série, que é basicamente composta da fase 2010 para frente — que é estimada — e 2010 para trás, será toda recalculada até um determinado ano, que ainda estamos definindo. Então, a gente vai ter uma série toda nova, anual, e a série trimestral vai ser toda reajustada à série anual”, esclareceu Roberto Luís Olinto Ramos, coordenador da Coordenação de Contas Nacionais do IBGE.

De acordo com o Instituto, a revisão do PIB ocorre sempre que há atualização de alguma pesquisa usada como base do cálculo do PIB, como é o caso da produção industrial.

Adaptação BiodieselBR.com