Leilões de biodiesel

Abertura da Etapa 3 do leilão de biodiesel foi adiada


BiodieselBR.com - 03 abr 2019 - 10:01

A Etapa 3 do 66º Leilão de Biodiesel não vai mais acontecer hoje (03) conforme constava no cronograma oficial do processo que vai arrematar o biodiesel que será usado para abastecer o mercado nacional durante os meses de maio e junho. As negociações foram transferidas para amanhã (04) quando serão abertas às 10h00.

Informações repassadas pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) dão conta que "questões operacionais" impediram a abertura das negociações. O aviso informando as distribuidoras do adiamento da rodada foi publicado na Petronect por volta das 09h48 – a poucos minutos antes do horário de abertura.

O texto publicado foi o seguinte:

[FACILITADOR - 03/04/2019 09:48:38] CONFORME COMUNICADO DA ANP, A ETAPA 3 DO 66º LEILÃO DE BIODIESEL, QUE ESTAVA PREVISTA PARA OCORRER NO DIA 03/04/2019 (QUARTA-FEIRA), SERÁ ADIADA PARA O DIA 04/04/19 (QUINTA-FEIRA) NO MESMO HORÁRIO, DEVIDO A QUESTÕES OPERACIONAIS

Segundo apurado por BiodieselBR.com, a Petrobras só soube da decisão da ANP de adiar a abertura do processo cerca de 30 minutos antes do início do leilão, o que sinaliza que os problemas operacionais não estão ligados à Petronect – plataforma de leilões virtuais mantida pela petroleira que há anos abriga os certames de biodiesel.

Na Etapa 3 dos certames de biodiesel as distribuidoras fazem suas aquisições exclusivamente de usinas detentoras do Selo Combustível Social. Pelas regras da ANP, pelo menos 80% do volume total a ser adquirido durante o processo como um todo tem que ser arrematado nessa fase.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com