PUBLICIDADE
CREMER2025_novo CREMER2025_novo
Distribuição

Bionotas: ANP identifica inconsistências nas vendas de biodiesel entre distribuidores


BiodieselBR.com - 28 mar 2025 - 18:55

A partir de primeiro de maio e até o final de dezembro, as distribuidoras não vão poder mais comercializar biodiesel entre si – a chamada venda entre congêneres. A decisão foi tomada ontem (27) pela diretoria da ANP como uma medida complementar para a negativa dada ao pedido apresentado pelo Sindicom que a mistura de biodiesel fosse suspendida por 90 dias.

O Sindicom justificou seu pedido alegando que os agentes do mercado têm percebido um aumento no número de fraudes relacionadas à mistura de biodiesel. Isso já estaria interferindo no equilíbrio do mercado nacional de combustível.

Ao analisar as alegações do Sindicom, contudo, a ANP parece ter destapado um ponto cego bastante importante do mercado de biodiesel; as vendas entre congêneres. Em 2024, esse segmento movimentou cerca de 384 mil m³ de biodiesel o que representa 4,3% do volume de biodiesel total que foi entregue pelas usinas.

Inconsistências

Um levantamento feito por técnicos da agência identificou que inconsistências nas vendas alegadas por 16 distribuidoras ao longo do ano passado. De forma resumida, esse grupo de empresas estaria vendendo para outras distribuidoras volumes maiores de biodiesel do que estariam comprando das usinas; cinco delas fizeram vendas para congêneres mesmo sem ter adquirido uma única gota de biodiesel.


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR