PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Especificação

Abiove lança seu próprio padrão de qualidade de biodiesel


BiodieselBR.com - 12 mai 2020 - 10:03

Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) quer se antecipar às futuras exigências sobre a qualidade do biodiesel consumido no Brasil que deverão surgir dentro de mais alguns anos, conforme as próximas fases do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve) forem sendo implementadas. Por esse motivo, a entidade lançou nessa segunda-feira (11) o Bio+. Trata-se da primeira especificação privada de biodiesel a ser implementada no país.

Além de atenderem toda as exigências legais descritas na Resolução 45/2014 da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), as usinas que resolverem aderir ao Bio+ deverão endurecer alguns parâmetros de qualidade por conta própria. O principal alvo da iniciativa é a redução em 40% dos teores permitidos de Sódio, Potássio, Cálcio, Magnésio e Fósforo presentes no biodiesel.

Esses contaminantes foram escolhidos porque eles afetam negativamente a eficiência dos sistemas de pós-tratamento dos gases gerados pelos motores que passarão a ser exigidos em todos os novos veículos diesel vendidos no mercado brasileiro – a fase L7 do Proconve entra em vigor em 2022.


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR