PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Pesquisa

UEPB divulga pesquisas relacionadas à agricultura familiar


BiodieselBR.com - 21 nov 2012 - 13:24 - Última atualização em: 29 nov -1 - 20:53
UEPB apresentacao_pesquisa_211112
A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) divulgou no último sábado (17) uma relação com os resultados de cerca de 30 projetos de pesquisa relacionados ao desenvolvimento da agricultura familiar na região Nordeste. Na relação, se destacam dois projetos que contemplam o estudo sobre a produção matérias-primas para a indústria de biocombustível por produtores familiares.

Parte dos projetos está em desenvolvimento pelo programa de Pós-graduação em Ciências Agrárias da UEPB em parceria com a Embrapa Algodão. Segundo a assessoria de imprensa da universidade, objetivo é divulgar as pesquisas para além da comunidade acadêmica, atingindo também gestores públicos e a iniciativa privada, interessados em ações de desenvolvimento da Paraíba.

Biodiesel
Uma das pesquisas realizadas pela UEPB sobre o biocombustível voltasse ao plantio em consórcio de duas oleaginosas consideradas promissoras para a produção por agricultores familiares de semiárido nordestino: a mamona e o amendoim.

O outro estudo é direcionado para a produção de oleaginosas com água superficial poluída para fins da fabricação de biocombustíveis. O objetivo dos cientistas envolvidos foi avaliar o crescimento e o desenvolvimento de diferentes cultivares em condições de pouca umidade.

Patrícia Herman – BiodieselBR.com