PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Pesquisa

Petrobras produz biolubrificantes em planta piloto no Ceará


Agência Petrobras - 14 ago 2014 - 17:57 - Última atualização em: 29 nov -1 - 20:53
BiolubrificantePBio 140814
Com crescimento de até 10% ao ano, os biolubrificantes vem ganhando mais espaço no mercado nacional e internacional e a Petrobras Biocombustível – subsidiária do Grupo Petrobras especializada no mercado de biocombustíveis – tem investido para participar de mais esse mercado.

Para tanto, pesquisadores do Núcleo Experimental de Fortaleza do Centro de Pesquisas (Cenpes) estão trabalhando para aprimorar uma planta piloto capaz de fabricar esse novo produto a partir de fontes renováveis. O esforço está concentrado na Refinaria Lubrificantes e Derivados de Petróleo do Nordeste (Lubnor), em Fortaleza (CE).
 
As primeiras cargas experimentais, usando novas matérias-primas, resultaram em três biolubrificantes básicos obtidos a partir de óleos vegetais. O projeto avalia também novas aplicações para estes produtos conforme a demanda do mercado consumidor que, dentre as aplicações industriais e marítimas, destacam-se os fluidos hidráulicos, graxas, óleos de corte e de motores de dois tempos. 

A tecnologia desenvolvida já rendeu cinco pedidos de depósitos de patentes nos últimos quatro anos. 

A Petrobras Biocombustível  e a Petrobras Distribuidora apoiam as pesquisas voltadas para a produção de biolubrificantes. As duas subsidiárias planejam testes em campo da primeira geração de lubrificantes biodegradáveis de tecnologia Petrobras. 

Estes testes, com previsão de conclusão em 2015, irão auxiliar na definição da estratégia a ser adotada pelas empresas no que se refere à oportunidade de agregar valor à cadeia de produção de biodiesel.

Com adaptação de BiodieselBR.com