PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Participação

Zoneamento agrícola orienta o plantio de oleaginosas no Nordeste


Assessoria MAPA - 29 out 2012 - 10:08 - Última atualização em: 29 nov -1 - 20:53
zoneamento agricola_291012
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) divulgou nessa quinta-feira (25) o Zoneamento Agrícola de Risco Climático para a produção de gergelim, girassol, mamon na safra 2012/2013. Os estudos com as orientações para plantio das culturas foram publicados no Diário Oficial da União (DOU).

O objetivo do zoneamento é identificar os municípios aptos e os períodos de plantio com menor risco climático, levando em consideração as características de cada região. Os estudos ainda apresentam a análise hídrica, tipos de solos, cultivares indicadas e os municípios, em cada Estado, mais habilitados para a o cultivo. Essas identificações foram realizadas a partir de análises técnicas feitas por equipe do ministério.

Culturas
Com semente que contêm cerca de 50% de óleo de qualidade, o gergelim é uma oleaginosa utilizada tanto no segmento agroindustrial quanto no de alimentos in natura. O zoneamento orienta o cultivo em cinco Estados nordestinos, com destaques para os fatores climáticos temperatura, chuva, luminosidade e altitude no desenvolvimento da oleaginosa.

O zoneamento agrícola identificou sete unidades da federação do nordeste e três do centro-oeste como aptas ao plantio de girassol. A espécie possui ampla capacidade de adaptação a diversos ambiente. No entanto, o estudo aponta que temperaturas baixas podem aumentar o ciclo da cultura, o que atrasa a floração e maturação.

Os estudos da mamona e do milheto são voltado à produção em seis Estados nordestinos. A primeira cultura tem grande tolerância à seca, o que a torna uma boa alternativa de cultivo em diversas regiões do país. Além disso, o óleo extraído pelas amêndoas da mamona, com teor que varia de 43% a 49%, tem várias aplicações. O excesso de umidade é apontado como prejudicial para a cultura.