
A ANP publicou na tarde desta terça-feira (03) os dados de uso de matérias-primas na produção de biodiesel do mês de janeiro. Os dados apontam que o setor entrou em 2015 fabricando menos biodiesel do que no final de 2014 e usou um pouco mais de óleo de soja.

A ANP publicou na tarde desta terça-feira (03) os dados de uso de matérias-primas na produção de biodiesel do mês de janeiro. Os dados apontam que o setor entrou em 2015 fabricando menos biodiesel do que no final de 2014 e usou um pouco mais de óleo de soja.
Segundo a agência, 298,5 milhões de litros de biodiesel foram fabricados pelas usinas brasileiras ao longo do mês de janeiro. Em termos de volume, essa é uma retração de 14,1% em relação ao nível de produção registrado em dezembro. Esse resultado está em descompasso com a demanda de óleo diesel que iniciou o ano apresentando um ligeiro crescimento de 0,4%.
Com base nas vendas de diesel para o período, é possível calcular que a demanda por biodiesel para a mistura obrigatória seria de pouco mais de 331 milhões de litros. Isso deixa o mercado deficitário em 32,5 milhões de litros.
Comparando com janeiro de 2014, a produção foi bem menor. No ano passado a produção de janeiro atendia o B5 e foi de 245,2 milhões de litros. Se projetada para atender um B7, a produção seria de 343,3 milhões de litros.
+ Soja
Além da produção menor, também houve mais concentração de mercado no óleo de soja. Segundo a ANP, 74,7% de todo o biodiesel fabricado no período foi derivado da soja. São cerca 223,1 milhões de litros, ou o equivalente ao esmagamento de pouco menos de 1,1 milhão de toneladas de soja em grão.
Comparado ao mês passado, a participação da soja avançou 1,6 ponto percentual. Apesar disso, o volume de óleo consumido caiu por causa da retração na produção. Já na comparação com .janeiro do ano passado, o uso de soja foi 3% maior. Naquele mês o uso de soja foi de 71,63%
O sebo bovino também avançou, embora menos que a soja. A segunda matéria-prima mais usada pelo setor aumentou sua participação em cerca de 1,1% no período encerrando janeiro com 23% do mercado. Foram 68,7 milhões de litros de biodiesel fabricados a partir do sebo.
3º lugar
Esse avanço aconteceu majoritariamente sobre o óleo de algodão que viu sua fata do mercado recuar de 2,2% em dezembro para meros 0,63% em janeiro. Foram 1,8 milhão de litros.
A queda colocou novamente o óleo de fritura usado na terceira posição do ranking de matérias-primas mais consumidas pelo setor de biodiesel com 0,67% do mercado. Isso apesar do óleo de cozinha também ter perdido espaço em relação a dezembro quando teve 0,7%
Regionais
Com variações na proporção de cada matéria-prima, as regiões brasileiras mantêm mais ou menos a mesma configuração de mercado.
A única exceção é o Sudeste onde o sebo (60%) assume a liderança, com a soja (34,2%) e o algodão (3,8%) em terceiro.
Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com