PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Soja

Soja: guerra comercial faz prêmio nos portos subir 20% em uma semana


Canal Rural - 10 mai 2019 - 10:32

O vice primeiro-ministro chinês, Liu He, chegou nesta quinta-feira (09) a Washington para iniciar mais uma rodada de negociações para o fim da guerra comercial. Com os últimos conflitos entre os países, o valor do prêmio nos portos do Brasil subiu 20% em uma semana, aponta a Brandalizze Consulting.

“Com Estados unidos endurecendo as taxas contra os chineses e a China retaliando, isso acaba refletindo no mercado brasileiro, deixando os prêmios em alta”, explica o analista de mercado Vlamir Brandalizze.

O governo norte-americano confirmou a elevação das tarifas de 10% para 25% sobre US$ 200 bilhões em produtos da China. Segundo o Escritório de Representação do Comércio dos EUA, as novas taxas vão entrar em vigor nesta sexta-feira, dia 10.

Segundo Brandalizze, a Bolsa de Chicago está perdendo força porque as exportações semanais foram fracas, pouco mais de 141 mil toneladas, enquanto que o mercado esperava o dobro disso.

No acumulado do ano, os embarques estão 10 milhões de toneladas a abaixo do previsto, o que está deixando o produtor norte-americano em pânico. “Eles estão tendo um prejuízo de quase U$ 3 por bushel. E se esse cenário continuar, pode acontecer uma grande quebra, pois não possuem uma variação cambial como a nossa, que favorece os produtores; os prêmios norte-americanos também são menores que os brasileiros”, diz.