PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Soja

Projeção de boa oferta de soja no Mercosul faz preço do grão recuar no Brasil


Globo Rural - 29 jan 2024 - 10:50

Os preços da soja variaram consideravelmente ao longo da última semana, mas, no fim, o movimento de baixa prevaleceu, indica o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP.

Em Paranaguá (PR), a saca de 60 quilos foi negociada a R$ 118,84 na sexta-feira (26/1), uma queda de 2,4% em relação a uma semana antes. Na quarta-feira (24/1), os preços chegaram a um pico de R$ 123,26 por saca.

Segundo pesquisadores, enquanto os dias de alta foram influenciados pelo ritmo elevado de exportação da oleaginosa e pela baixa produtividade das primeiras lavouras colhidas no país, as quedas estiveram atreladas a dados indicando maior disponibilidade de soja no Mercosul e à demanda doméstica enfraquecida.

Na parcial do mês até o dia 19, os embarques brasileiros de soja somam 1,95 milhão de toneladas, mais que o dobro do volume escoado em janeiro de 2023, mostram dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

“A posição retraída de sojicultores também se deve a incertezas em relação à produção nacional”, dizem os pesquisadores, na nota.

José Florentino – Globo Rural