PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Soja

MAPA indica colheita de soja na faixa dos 140 milhões de toneladas


BiodieselBR.com - 28 fev 2024 - 12:02

O governo federal parece estar mais pessimista do que o mercado em geral a respeito das perspectivas da atual safra de soja do Brasil. No começo da noite de ontem (27) o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) publicou uma nota na qual indica que a “expectativa de colheita é em torno de 140 milhões de toneladas”. O novo número foi divulgado é após uma reunião extraordinária da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Soja com representantes da Conab e do IBGE.

Esse não foi a primeira vez que MAPA ventilou números particularmente magros para a produção deste ano. Cerca de duas semanas atrás o secretário de Política Agrícola do MAPA, Neri Geller, participou de uma reunião promovida nos Estados Unidos pelo Departamento de Agricultura do governo norte-americano (USDA) na qual estimou que a safra deveria ficar em 145 milhões de toneladas.

Ao menos por hora, esses valores estão bem baixos das projeções mais recentes do mercado. Uma compilação feita pela reportagem a partir de nove relatórios divulgados este mês por órgãos governamentais – brasileiros e de outros países – e consultorias privadas colocam a produção brasileira nas imediações das 151,5 milhões de toneladas.


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR