Soja

Exportação reduz estoques brasileiros de soja a mínima histórica, Abiove


BiodieselBR.com - 01 jul 2020 - 18:00

Vai ser por – muito – pouco, mas o Brasil terá soja suficiente para atender todas as demandas deste ano. É o que garantem os novos dados elaborados pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) sobre o balanço de oferta e demanda da oleaginosa no país. Descontado o consumo, o país deverá encerrar o ano com um saldo de apenas 669 mil toneladas do grão – o mais apertado desde 1999.

A sobra já não deveria ser grande. Na projeção do mês passado, a Abiove antecipava que os estoques fechariam o ano em 1,67 milhão de tonelada. Esse já seria o menor resultado do histórico e 50% menor do que em 2019. O novo número reduz a folga em um milhão de toneladas. Segundo o economista-chefe da Abiove, Daniel Amaral, o quadro ainda é positivo. “Estamos vendo um quadro apertado, mas sem falta de produto no mercado o que é um dado positivo”, diz.

O mercado de exportação será o principal responsável por esse ‘enxugamento’ da oferta. No começo do mês passado, a Abiove estimava que 78 milhões de toneladas do grão sairiam do país este ano. Agora, o número foi revisado para 79,5 milhões de toneladas.


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR