PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Soja

Esmagamento de soja no Brasil está fraco apesar de safra recorde


BiodieselBR.com - 19 set 2013 - 11:49 - Última atualização em: 29 nov -1 - 20:53

O esmagamento de soja do Brasil para a produção de farelo e óleo está no seu nível mais baixo desde 2009, apesar de uma safra recorde de 81,6 milhões de toneladas, cuja colheita terminou em maio, disseram especialistas do setor nesta terça-feira (17).

O Brasil processou 19,3 milhões de toneladas de soja desde o início do ano industrial em fevereiro até o final de julho, uma queda de 7% ante o volume de 20,8 milhões de toneladas no mesmo período do ano passado, de acordo com os últimos dados da associação das indústrias (Abiove). "Seria de se esperar que a indústria pudesse estar bem em um ano de safra recorde", disse o secretário-geral da Abiove, Fabio Trigueirinho.

Secas em 2012, que destruíram vários milhões de toneladas de soja na América do Sul e nos Estados Unidos, são parte da razão para a queda na atividade. As secas empurraram estoques para mínimas recordes, elevando os preços dos grãos, disse o analista Lucílio Alves, do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

Processadores têm tido dificuldades para passar os preços elevados da soja para clientes de farelo e óleo no mercado doméstico, o que tornou a exportação mais atraente.

Pela primeira vez na história, o Brasil deverá exportar mais soja do que esmaga nacionalmente este ano, e espera se consolidar como o maior exportador de soja do mundo em 2013. A tendência também foi registrada nos Estados Unidos, onde os processadores de soja têm postado seus números mais baixos de esmagamento de agosto desde 2009, limitados pela baixa oferta.

Trigueirinho disse que mudanças na política fiscal no Brasil também têm prejudicado o setor. Além disso, a exportação da matéria-prima também é facilidade pela isenção de tributos. "A situação fiscal está um caos agora, e isso é parte do problema."

Dos cerca de 5,5 milhões de toneladas de óleo de soja da produção brasileira que é consumida no mercado do Brasil, 3,5 milhões de toneladas são destinados ao mercado de óleo de cozinha e o restante é vendido para uso na indústria de biodiesel. O Brasil também exporta cerca de 1,3 milhão de toneladas de óleo de soja por ano, de acordo com Trigueirinho.

Abiove elevou recentemente sua estimativa de exportação de soja para 40,5 milhões de toneladas, ante previsão anterior de 39 milhões, enquanto reduziu sua estimativa de moagem para 35,9 milhões de toneladas.