[Vídeo] Embrapa apresenta variedades de soja para regiões do cerrado
Foram apresentadas esta semana, em Goiás, quatro novas variedades de soja indicadas para regiões de cerrado. Uma das grandes vantagens do material é o ciclo precoce. As novas variedades são chamadas de BRSGO 7960, 8360, 7950 RR e 8151 RR.
Os testes aconteceram nos campos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), onde hoje já são testadas variedades que ainda vão chegar ao mercado. O trabalho foi feito em conjunto entre a Embrapa, a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) e o Centro Tecnológico de Pesquisas Agropecuárias (CTPA).
As quatro variedades são indicadas para regiões de cerrado, como mostra o mapa que foi divulgado pela Embrapa (veja o vídeo). A área onde a pesquisa foi realizada inclui regiões de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, oeste da Bahia e sul do Maranhão.
Produtividade
Além de ter o ciclo um pouco mais curto, as variedades apresentaram ganho de produtividade onde foram testadas. No caso da soja convencional, de até 11%. E no caso da transigência, onde o solo estiver bem corrigido, o ganho no rendimento pode chegar a 15%.
“Nós temos cultivares que rendem facilmente 40 sacas por hectare. Haverá um salto bastante relevante nesses anos vindouros”, acredita o presidente da Embrapa Arroz e Feijão, Pedro Luiz Oliveira de Almeida Machado.
“Cultivares resistentes, tolerantes, e isso abaixa o custo de produção, menor é o custo com defensivos agrícolas, trás mais sustentabilidade econômica, ambiental, social. Esse trabalho de pesquisa ele é muito importante não só para o produtor, mas também para toda a sociedade”, afirma o presidente da Emater, Luiz Humberto de Oliveira Guimarães.