PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Soja

[Vídeo] Embrapa apresenta variedades de soja para regiões do cerrado


G1 - 19 nov 2012 - 09:22 - Última atualização em: 29 nov -1 - 20:53

Foram apresentadas esta semana, em Goiás, quatro novas variedades de soja indicadas para regiões de cerrado. Uma das grandes vantagens do material é o ciclo precoce. As novas variedades são chamadas de BRSGO 7960, 8360, 7950 RR e 8151 RR.

Os testes aconteceram nos campos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), onde hoje já são testadas variedades que ainda vão chegar ao mercado. O trabalho foi feito em conjunto entre a Embrapa, a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) e o Centro Tecnológico de Pesquisas Agropecuárias (CTPA).

As quatro variedades são indicadas para regiões de cerrado, como mostra o mapa que foi divulgado pela Embrapa (veja o vídeo). A área onde a pesquisa foi realizada inclui regiões de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, oeste da Bahia e sul do Maranhão.

Produtividade
Além de ter o ciclo um pouco mais curto, as variedades apresentaram ganho de produtividade onde foram testadas. No caso da soja convencional, de até 11%. E no caso da transigência, onde o solo estiver bem corrigido, o ganho no rendimento pode chegar a 15%.

“Nós temos cultivares que rendem facilmente 40 sacas por hectare. Haverá um salto bastante relevante nesses anos vindouros”, acredita o presidente da Embrapa Arroz e Feijão, Pedro Luiz Oliveira de Almeida Machado.

“Cultivares resistentes, tolerantes, e isso abaixa o custo de produção, menor é o custo com defensivos agrícolas, trás mais sustentabilidade econômica, ambiental, social. Esse trabalho de pesquisa ele é muito importante não só para o produtor, mas também para toda a sociedade”, afirma o presidente da Emater, Luiz Humberto de Oliveira Guimarães.