Chuvas irregulares dão sustentação para os preços da soja, Cepea
Levantamento feito pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) mostram que o mercado de soja deu uma guinada na semana passada. Influenciados pelo clima irregular na América do Sul e por incertezas sobre o mercado internacional, os preços que vinham caindo desde a virada do ano parecem ter encontrado um patamar de sustentação
Segundo pesquisadores do Cepea, esse cenário vem deixando vendedores em atenção e afastados do spot nacional.
Na última semana, os dois índices mantidos pelo Cepea encerraram trajetórias de queda que já duravam 6 semanas – 14 semanas quando contadas a partir do pico mais recente. Foram altas pequenas. De 0,5% para o indicador do Paraná e de 0,3% para o de Paranaguá.
Além das dificuldades climáticas, a subida nas tensões entre Estados Unidos e a China também tem pesado. As tarifas anunciadas pelo governo Trump podem levar Pequim a abastecer uma parcela maior de sua demanda no mercado brasileiro reeditando um movimento sentido durante a guerra comercial de 2018.
Por outro lado, a elevação nos preços domésticos foi limitada pela queda do dólar que deixa as commodities norte-americanas mais atrativas aos importadores e pela alta nos custos do frete rodoviário no Brasil.
Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com
Com informações do Cepea