Cargill oficializa compra de esmagadora de soja em Barreiras (BA)
A Cargill está se tornando oficialmente a dona de uma planta de processamento de soja em Barreiras – município do oeste da Bahia a 860 km de Salvador. A unidade já era operada pelo grupo norte-americano desde 1998 por meio de um contrato de arrendamento.
O valor da transação não foi informado.
Embora já fosse do conhecimento do mercado, a aquisição só foi comunicada oficialmente ao governo da Bahia nesta segunda-feira (14). Segundo nota divulgada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia, o comunicado da Cargill aponta para o envolvimento estratégico da companhia no desenvolvimento do agronegócio na região do Matopiba.
A unidade de Barreiras tem capacidade de esmagamento, refino e envase de óleo vegetal. O negócio faz parte de um conjunto de R$ 8,1 bilhões em investimentos que a empresa vem fazendo no Brasil ao longo dos últimos cinco anos.
“Estamos muito felizes com a aquisição da planta de Barreiras”, comemorou Paulo Sousa, presidente da Cargill no Brasil e do Negócio Agrícola na América Latina. “A iniciativa está alinhada à nossa estratégia de crescimento e fortalece nossa operação na região, permitindo que possamos seguir investindo para atender nossos clientes”, completa o executivo.
Além planta de Barreiras, a Bahia conta com outras duas unidades de esmagamento de soja: uma em Iraquara pertencente à Oleoplan e uma em Luís Eduardo Magalhães da Bunge.
Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com