PUBLICIDADE
cremer cremer
Soja

Brasil já bateu recorde de exportação de soja em grão em 2021


BiodieselBR.com - 07 dez 2021 - 11:17

O ano de 2021 já é o maior de todos os tempos para as exportações de soja do Brasil. Segundo os dados mais recentes divulgados pelo Ministério da Economia, mais 2,59 milhões de toneladas do grão foram embarcados ao longo do mês de novembro. Com isso o volume total do ano atingiu a marca de 83,4 milhões de toneladas confirmando o novo recorde por 136,4 mil toneladas – 0,16% – o recorde de 2018.

Embora o final do ano esteja longe de ser um dos mais agitados para os exportadores do grão por aqui – o período corresponde a auge a entressafra no Brasil –, o volume exportado em novembro bateu o registrado no ano passado por uma margem superior a 80%.

A melhoria se deveu principalmente à demanda Chinesa que absorveu quase 86,2% de toda a soja brasileira embarcada no mês – um percentual bem acima dos 70% da média anual. Foram quase 2,23 milhões de toneladas.

Teria sido o melhor novembro para a sojicultura brasileira em todos os tempos se não fosse pelos finais de ano atípicos em 2018 e 2019 – quando os embarques foram de, respectivamente, 4,82 e 4,95 milhões de toneladas. Naqueles dos anos, o cabo de guerra comercial entre Estados Unidos e China acabou levando o gigante asiático a recorrer ao mercado brasileiro mesmo fora de época.


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR