PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Soja

Agricultores do MT aceleram plantio da soja de olho no algodão safrinha


Globo Rural - 08 out 2018 - 10:53

O plantio de soja em Mato Grosso está em ritmo acelerado. Segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), a expectativa é que sejam plantados 10 milhões de hectares do grão no estado, um aumento de 2% em relação ao ano passado.

Diferentemente de 2017, as chuvas estão melhores neste ano.

No maior estado produtor do grão no país, os agricultores trabalham com um planejamento de longo prazo. Apesar de a época ainda ser de pleno plantio da soja, já tem produtor preocupado com o cultivo do algodão, que virá em seguida.

Em uma fazenda em Pedra Preta, os primeiros hectares plantados foram da soja precoce, que em cem dias será colhida para dar lugar ao próximo cultivo.

Algodão em alta

Lá, apesar da boa perspectiva com o cereal, os agricultores vão aumentar a aposta no algodão, que está com preço em alta – na última safra, a arroba foi vendida por pouco mais de R$ 100 e os contratos fechados até agora conseguiram manter esse valor.

A janela de plantio do algodão segunda safra termina no próximo dia 25 de janeiro e os produtores que vão destinar áreas à cultura correm contra o tempo: as máquinas plantadeiras permanecem no campo noite adentro.

"O mercado de algodão está bem aquecido e grande parte desse algodão que a gente vai plantar ainda está sendo comercializada", diz Joanei Luiz Baldissera, gerente de produção da fazenda.

Na última safra, o Mato Grosso colheu mais de 3 milhões de toneladas de algodão em caroço e mais de 32 milhões de toneladas de soja.