BiodieselBR
Publicidade

Tabaco energético pode servir à produção de biocombustíveis

tabaco energetico_250313Desenvolvido para o mercado de biodiesel, o tabaco energético é uma das novidades apresentadas na Expoagro Afubra 2013.
BiodieselBR.com 2 min de leitura
tabaco energetico_250313
Desenvolvido para o mercado de biodiesel, o tabaco energético é uma das novidades apresentadas na Expoagro Afubra 2013.

tabaco energetico_250313
Desenvolvido de olho no mercado de biodiesel, o tabaco energético é uma das novidades apresentadas na Expoagro Afubra 2013. A planta terá uma lavoura demonstrativa montada na feira onde os visitantes poderão conhecê-la e tirar dúvidas com os pesquisadores das empresas SunChem South Brasil e M&V Participações que estão trazendo a novidade ao país.

Normalmente o tabaco é plantado por suas folhas, mas a nova variedade possui sementes com alto teor de óleo que poderiam ser usado pela indústria de biocombustíveis. A cultivar foi criada por uma empresa italiana que buscava encontrar novos usos para a cultura do fumo, que vem recebendo cada vez mais críticas à seu uso na indústria do cigarro.

O tabaco energético já conta com uma área de teste no Brasil que está em operação há mais de um ano em Rio Pardo (RS). A planta vem se mostrando bem adaptada ao clima do gaúcho. Conforme esclarece Sérgio Detoie Cardoso Martin, sócio executivo da M&V Participações, a lavoura de 12 hectares que vem sendo cultivada está revelando que as expectativas são positivas.

“A safra de 2013/2014 foi de consolidação da tecnologia no Brasil. E a safra 2014/2015 será para expansão do processo, com mais lavouras em diversas regiões do país”, explicou Martin. Possivelmente serão implantadas mais lavouras na região do Vale do Rio Pardo.

A expectativa é que esse novo uso para o tabaco possa trazer vantagens para os agricultores familiares que se dedicam à fumicultura. A planta é considerada uma alternativa de diversificação e utiliza a tradição agrícola das regiões produtoras, com a vantagem da possibilidade de mecanização do manejo.

Além da pesquisa em Rio Pardo, existe mais uma lavoura experimental em Minas Gerais, e testes para o uso da torta na alimentação animal. Na Itália, a torta vem sendo usada como ração de aves e suínos.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com
Com informações da assessoria da Afubra
Compartilhar: